Lampião o rei do cangaço Há aproximadamente 70 anos morria o rei do cangaço um homem que marcou época no sertão nordestino e foi assunto de muitos livros e dissertações. Um homem que ate hoje é alvo de discussões terá sido ele um justiceiro romântico ou um criminoso cruel que matava e torturava? Virgulino Ferreira da Silva começou sua trajetória no cangaço no bando de Sebastião Pereira e silva, o Sinhô Pereira em 1922, Lampião assumiu o comando do bando de Sebastião Pereira e se tornaria o líder Maximo de cangaço. Ele era muito inteligente e usou de muitas artimanhas para não ser pego pela policia como: .Andar em pequenos bandos. .Sempre em fila indiana. .Sempre perto de fronteiras interestaduais, porque se a policia fossem perseguir eles era só fugir para o outro estado onde os policiais não teriam autoridade. E ainda tinha os chamados "coiteiros" que eram pessoas que ajudavam Lampião e seu bando a se esconder. Em 1929 entra a 1° mulher no cangaço ela era Maria Déa ou Maria Bonita, seus filhos que teve com Lampião foram entregues para serem criados por coiteiros. O cangaço era uma forma de combate social, foi o modo que Lampião achou para protestar sobre as coisas que ele julgava erradas.E para a população ele se tornou um herói das catingas pois ele era a favor das classes menos favorecidas,e tirava de certa forma dos ricos para dar aos pobres.E ate hoje é uma figura muito importante em nossa cultura.
Anderson Henrique Vieira. 9°ano do ensino fundamental. Escola:Progressiva.
Feito Ogrinalmente por Anderson apenas movi para a área certa.
uahsNo começo do século XX surgiu no nordeste brasileiro um grupo de bandidos que viviam numa vida nômade, aterrorizando por onde passavam. Eram os cangaceiros.O cangaço pode ser caracterizado por violentas atitudes. Os cangaceiros andavam sempre em bandos, armados, espalhando medo por onde passavam. Atacavam fazendas e seqüestravam fazendeiros para obter resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época. Quando eles chegava em um lugar pediam ajudam aos seus moradores. Os que recusavam a ajudar eles, eram violentados.Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga e conhecimento para fugirem para esconderijos. E como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos pela polícia. Existiu muitos bandos de cangaceiros, porém, o mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Seu bando atacou durante as décadas de 1920 e 1930. E ele morreu no dia 29 de julho de 1938 numa armada emboscada por uma volante. Morreu também nesse mesmo dia Maria Bonita, sua esposa e outros cangaceiros. Eles tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, porque o governo queria desestimular e assustar a prática do cangaço na região. Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se acabando até terminarem de vez ,no final da década de 1930.
Nos últimos 70 anos a imagem de Lampião tem sofrido tranformações maiores que suas proezas.Antes de ser vítima do covarde massacre de Angicos,em 1938,na língua da imprensa ele oscilou entre o terror do Nordestee o Rei do Cangaço.O que não queria dizer,já então,mesmo quando era o "rei",uma imagem positiva,porque sua imagem era o cangaço,a vida marginal dos cangaceiros,dos bandidos do sertão nordestino.Depois,em anos de ascensão da democracia no Brasil,a sua imagem viajou do ponto de injustiçado,do rebelde sem partido,de uma aliado,portanto,até o ponto do marginal que serviu ao poder de atraso dos "coronéis",os senhores feudais do Nordeste.Em 1978,com a cara de couro curtido de marcho,serviu de contraponto e ironia para um jornal dirigido ao público homossexual,O Lampião da Esquina. Nos últimos tempos, em lugar do homem bárbaro e brutal, ganhou refinamento e sensibilidade em novas interpretações.
Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população. Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência. Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestinO para fugirem ou obterem esconderijos.
Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) nasceu em 7 de julho de 1897 na fazenda dos seus pais em Vila Bela, hoje município de Serra Talhada e morreu junto com seu bando dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. o rei do cangaço, Lampião e sua caminhada pelo nordeste brasileiro tem tudo que você imaginar: aventura, romance, violência, amor e ódio. O Cangaço foi uma das melhores historias do mundo. Mais Lampião foi um homem sem sentimentos que tinha a violência no coração ou era um homem honesto? Os dois, Lampião foi para o Cangaço após o assassinato de seu pai, mas e o que um cangaceiro? nome dado aos “fora-da-lei” que viviam organizadamente, no final do século passado e início deste, na região do nordeste brasileiro. Os cangaceiros eram muito organizado por isso muito dificilmente eram presos, pois andavam em: Pequenos Bandos, Sempre em fila, e a mais engenhosa idéia andar sempre perto das fronteiras entre estados, era tanto que a casa de Lampião era metade na Paraíba e a outra em Pernambuco. Os cangaceiros lutavam por seus idéias para fazer justiça com suas mãos. Percorreram sete estados do nordeste durante os anos de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão. Suas histórias são algumas verdadeiras outras mentirosas. No início dos anos 30, mais de 4 000 soldados estavam em seu encalço, em muitos estados. Seu grupo contava então com 50 elementos entre homens e mulheres (entre elas Maria Bonita, mulher de Lampião). Tornou-se amigo de coronéis e grandes fazendeiros que forneciam abrigo. Lampião é odiado e adorado com igual força, sua imagem viva está na imaginação popular mesmo após 70 anos de sua morte, como exemplo Lampião é tão importante que já fizeram filmes sobre ele, livros entre outros.
Eita mania que vcs tem de dividir as coisa em tópicos façam texto que unifiquem as idéias, que haja uma lógica, sejam ousados errem na tentativa de aprender, façam o novo, o imprevisivel. Amo vcs
O Nordeste do Brasil viveu momentos difíceis, atemorizado por grupo de homens que espalhava o terror por onde passava. Eram os cangaceiros, bandidos que abraçaram a vida nômade e irregular de malfeitores por motivos diversos. Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes do cangaço. Os cangaceiros - bandos de ladrões, assassinos, bem armados, conhecedores da região - saqueavam fazendas, povoados e cidades, impunemente, ou, pior, impondo sua própria lei à região em que atuavam.
Para isso, contavam com o isolamento do sertão, com o tradicional descaso e a incompetência das autoridades constituídas, bem como com a conivência ou proteção de vários chefes políticos locais, os grandes proprietários rurais, conhecidos como "coronéis".
Grupos de nordestinos armados praticavam crimes na região para protestar sobre coisas injustas, cada grupo com determinado propósito. Esse fenômeno conhecido como o cangaço ocorreu no final do século XIX e ele ganhou apoio de muitas pessoas pelas cidades que andavam, já que não dada essa ajuda mortes ocorriam. Tinham uma vida nômade, conheciam o sertão o que ajudava nas fugas. O cangaceiro mais famoso durante a historia do cangaço foi o Lampião, terceiro filho dos oito irmãos é julgado ainda hoje por muitos: uns dizem que ele era um justiceiro e outros dizem que eles são criminosos que podem ser comparados com os traficantes de drogas. Virgulino Ferreira da Silva com seu olho vazado que sempre era disfarçado com um óculos apaixonou-se pela famosa Maria Bonita filha de um coitero (quem ajudava os cangaceiros a se esconder), depois de sua entrada no cangaço mulheres passaram a ser aceitas na equipe. Lampião morreu numa emboscada no dia 29 de julho de 1938 no mesmo dia mª bonita também morreu. Suas cabeças foram decepadas. E depois de sua ,morte muitos cangaceiros se entregaram com medo de ter o mesmo fim.
O cangaço foi um movimento ocorrido no Nordeste onde jagunços se uniam desbravando os sertões, que eles tinham os segredos de como enfrentar a caatinga, matando em nome da honra e vingança, roubando para sobreviver ou atuando criminosamente a mando de coronéis e chefes políticos daquela época. Ninguém sabia ao certo se os cangaceiros eram bandidos ou justiceiros, mas sabiam que deviam respeitá-los. Haviam muitos bandos de cangaceiros e também muitas brigas com a polícia e as autoridades das áreas que eles habitavam. O bando mais famoso com certeza foi o de Lampião, que dominava grande parte do sertão nordestino, mas o Presidente da República naquela época decidiu acabar com todos os conflitos internos no país e o bando de Lampião foi morto e o cangaço entrou em decadência até ser extinto.
Aqui vai o link de um vídeo bom sobre um filme antigo do cangaço: http://www.youtube.com/watch?v=A8RWSw25KKk
se tu quiser Guilherme coloca o embed do vídeo pra ficar aki no blog.
Aki ta o link pra umas fotos do grupo de Lampião e da imagem que marcou o fim do seu bando:
O Cangaço é uma historia muito conhecida que foi um fato ocorrido no nordeste do Brasil,o cangaço era um grupo de homens que nao tinham um lugar para morar fixo,eles viviam andando e se hospedando em varios locais,pois eram os homens mais procurados por todo o nordeste,porque eles faziam assaltos,sequestros e matavam os grandes fazendeiros,com isso se tornaram muito procurado pela regiao nordeste,era muito dificil de achar os cangaceiros pois eles conheciam a regiao nordeste muito bem,quando praticavam algum crime eles ja sabiam para onde iriam,e onde nunca o encontrariam. Os cangaceiros eles era bandidos e alem disso ainda faziam trabalhos que eram encomendados por outras pessoa,como matar alguem,resolver uma divida e tambem expulsar pessoas de suas moradias,existiram varios cangaceiros,mais o mais importante foi o Virgulino Ferreira da Silva,que ficou mais conhecido como Lampiao. O cangaço nao teve um fim muito bom,pois o presidente da Republica Getulio Vargas,teve a decisao de que os cangaceiros que nao se entregasse seriam mortos,entao em 1983 Lampiao e sua mulher Maria Bonita,foram vitimas de uma emboscada onde os dois foram mortos. Todo esse episodio da historia de Lampião o cangaceiro mais conhecido de todos os tempo aconteceu no começo do século XX.
Feito por João Victor Muniz Silvestre de Lima. ( n°12) Escola Progressiva 8° serie.
Virgulino Ferreira da Silva,foi o terceiro filho de Maria Lopes e José Ferreira da Silva,ele nasceu em 1898,ele nasceu no sitio Passagem de Pedras,perto do rio São Domingos,onde e localizado no município de Serra Talhada-PE,ele e seus irmãos brincavam de nadar no rio,e de coboque (baladeira para atirar barro),ele não era alfabetizado pois so freqüentou a escola por 3 meses,ele so aprendeu a ler e a escrever.
Feito por João Victor Muniz Silvestre de Lima (n°12) Escola Progressiva 8° serie
No início do século XX, nasceu o cangaço, tendo como líder Lampiã(Virgulino Ferreira da Silva). A mais conhecida característica do cangaço, eram suas ações violentas. Os cangaceiros, viviam trocando de cidade, portanto eram nômades. só andavam em bandos e também armados, por todas as cidades que passavam faziam saques e eram temidos por todos. Eles enfrentavam até as forças policiais, e por isso entravam frequentemente em atritos. Lampião foi morto em uma emboscada junto com Maria Bonita, sua mulher e alguns outros cangaceiros que lhe seguiam, em julho de 1938, suas cabeças foram decepadas e expostas em público como exemplo para os outros grupos de cangaçeiros. O cangaço começou a ser extinto no governo de Varagas.
Virgulino Ferreira da Silva era Lampião,que nasceu em 7 de julho de 1897 na fazenda de seus pais. Era o terceiro filho de uma família com oito filhos. Em 1915 ele acusou o empregado de um visinho de roubar seus bodes. Daí começou uma rivalidade entre as duas famílias. Depois de quatro anos Lampião e mais dois irmãos se tornaram bandidos.Eles assaltavam,matavam gado,botava fogo nas fazendas e etc.. Eles começaram a ser procurados pela polícia e fugiram da fazenda,mas nisso,mataram seus pais e e Lampião jurou se vingar. Depois ele passou a atacar fazendas e cidades em cinco estados do Brasil,montado a cavalo ou a pé,por 20 anos.Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita,ela tinha 19 anos.Ela quis ir embora com ele,estando casada. Quando acenou para seu marido,ele atirou e ela perdeu seu olho direito.Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Uma tropa de 48 policiais capturaram o resto do seu povo e cortaram suas cabeças e Maria Bonita foi degolada viva. O cangaço terminou em 1940.
O cangaço se originou-se no Nordeste brasileiro o seu principal alvo era Lampião temido por todos os coronéis e pessoas que conhecia. Lampião era o cangaceiro mais temido, ou seja mais procurado no Nordeste, pois depois de sua morte a incrivel história sobre o cangaço acabou devido ao presidente daquela época que disse pro coronéis matar todos os cangaceiros que existiam no Nordeste então Lampião foi encontrado em Alagoas juntos com sua mulhere Mª Bonita e mais 9 cangaceiros. Lampião marcou época nos século XX no Nordeste, pois depois de sua morte aos aproximadamente aos 70 anos virou assunto de Livros e filmes e ate hoje o seu nome é falado pelo Nordeste como uma lenda que sempre será lembrada nas cabeças dos nordestinos.
Aluno(a) :Carlos Antônio Neves Parente Filho. Série: 8ª.
Em 7de julho de 1897 na pequena fazenda dos seus pais em Vila Bela, atual município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco Nascia Virgulino Ferreira da Silva. Era o terceiro filho de uma família de oito irmãos. Lampião desde criança demonstrou-se excelente vaqueiro. Cuidava do gado bovino, trabalhava com artesanato de couro e conduzia tropas de burros para comercializar na região da caatinga, lugar muito quente, com poucas chuvas e vegetação rala e espinhosa, no alto sertão de Pernambuco (chama-se Sertão as regiões interiores e distantes do litoral, onde reinava a lei dos mais fortes, os ricos proprietários de terras, que detinham o poder econômico, político e policial). Em 1915, acusou um empregado do vizinho José Saturnino de roubar bodes de sua propriedade. Começou, então, uma rivalidade entre as duas famílias. Quatro anos depois, Virgulino e dois irmãos se tornaram bandidos. Matavam o gado do vizinho e assaltavam. Os irmãos Ferreira passaram a ser perseguidos pela polícia e fugiram da fazenda. A mãe de Virgulino morreu durante a fuga e, em seguida, num tiroteio, os policiais mataram seu pai. O jovem Virgulino jurou vingança. Lampião formou o seu bando a princípio com dois irmãos, primos e amigos, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas e pequenas cidades em cinco estados do Brasil, quase sempre a pé e às vezes montados a cavalo durante 20 anos, de 1918 a 1938. Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Outros garantem que ele iluminou um ambiente com tiros para que um companheiro achasse um cigarro perdido no escuro. Comparado a Robin Hood, Lampião roubava comerciantes e fazendeiros, sempre distribuindo parte do dinheiro com os mais pobres. No entanto, seus atos de crueldade lhe valeram a alcunha de "Rei do Cangaço". Para matar os inimigos, enfiava longos punhais entre a clavícula e o pescoço. Seu bando seqüestrava crianças, botava fogo nas fazendas, exterminava rebanhos de gado, estuprava coletivamente, torturava, marcava o rosto de mulheres com ferro quente. Antes de fuzilar um de seus próprios homens, obrigou-o a comer um quilo de sal. Assassinou um prisioneiro na frente da mulher, que implorava perdão. Lampião arrancou olhos, cortou orelhas e línguas, sem a menor piedade. Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes. Grande estrategista militar, Lampião sempre saía vencedor nas lutas com a polícia, pois atacava sempre de surpresa e fugia para esconderijos no meio da caatinga, onde acampavam por vários dias até o próximo ataque. Apesar de perseguido, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou ao cangaceiro em 1926, lhe forneceu fardas e fuzis automáticos. Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, a linda mulher de um sapateiro chamado José Neném. Ela tinha 19 anos e se disse apaixonada pelo cangaceiro há muito tempo. Pediu para acompanhá-lo. Lampião concordou. Ela enrolou seu colchão e acenou um adeus para o incrédulo marido. Levou sete tiros e perdeu o direito Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Os trinta homens e cinco mulheres estavam começando a se levantar, quando foi vítima de uma emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra. O combate durou somente 10 minutos. Os policiais tinham a vantagem de quatro metralhadoras Hotkiss. Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram mortos e tiveram suas cabeças cortadas. Maria foi degolada viva. Os outros conseguiram escapar. O cangaço terminou em 1940, com a morte de Corisco, o "Diabo Loiro", o último sobrevivente do grupo comandando por Lampião. Aluna :Mariana Veras
O cangaço foi uma época de dificuldade no Nordeste brasileiro, o cangaço marcou época no século XX com o seu Rei da mão direita que era Lampião o cangaceiromais procurado no Nordeste depois da obrigação do Presidente da Rwepublica mandcar matar os cangaceiros em meados do Século XX Lampião foi encontrado em Alagoas com sua mulher e seus 9 cangaceiros. Depois de refira a folta O sertão Nordestino foi conhecido e omenagiado por Lampião morto aos 70 anos de Idade e famoso no Brasil todo com suas brigas e trapaças mais isso foi o basico do que eu lembro dele mas depois de sua enorme fama morreu o enfeliz graças a Deus pois foi menod um idiota na face da terra adeus Lampião!!!
Aluno(a): Carlos Antônio Neves Parente Filho. Série:8ª.
Lampião (Virgulino Ferreira).Foi o cangaceiro mais conhecido na historia do cangaço do nordeste.Pra muitos apenas um justiceiro. Ele teve o comando do seu bando devido a disciplina que colocava nos seus homens. O motivo que levou eles a formar esse bando foi brigas entre famílias poderosas. Lampião fazia dos sertões nordestinos lugares temidos; Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes da hiistória do cangaço no nordeste.
O cangaçeiro pernambucano.O mais famoso e mitico da história do país.VIRGULINO FERREIRA DA SILVA nasceu em 07/07/1897 em Vila Bela, atual SERRA TALHADA.Em 1916 foge com os irmãos para o sertão e adere a um grupo de cangaceiros, depois que sua familia foi perseguida por um coronel da região resultando na morte de seus pais.Seu bando obtém fama pela crueldade e violencia de seu assalto o bando cercavam e invadiam fazendas, vilarejos e cidades, pratica saques, estupros, incêndios e execuções sumárias. Virgulino ganha o apeldo de Lampião por se gabar dos clarões tal qual um lampião, provacados por sua espingarda quando atacado pela pólícia. Lampião tambem era conhecido como o rei do cangaço atuava principalmente no sertão de Sergipe e da Bahia, mas também fazia assaltos de Alagoas ao Ceará. em 1929 conhece Maria Bonita, que se integra ao seu grupo e lhe dá uma filha com o nome de Maria Espedita em julho de 1938, seu bando é atacado por políciais militares na fazenda Anjico, no sertão de Sergipe, onde morreram 11 cangaceiros entre eles Lampião e Maria Bonita. Suas cabeças foram cortadas, por quase 30 anos, expostas no Museu da Faculdade de Medicina da Bahia até serem definitivamente sepultadas em fevereiro de 1969.
O cangaço inicio no começo do seculo XX e no final do seculo XIX.O cangaço foi um grupo de povos de pessoas armadas que passavam pelos os lugares fazendo crimes,e se escondendendo da policia .Existia muitos grupos de cangaceiros mais o principal deles era o dirigido por Lampiao. Esse foi um grande cangaceiro que entrou para a historia.Ele cometeu muitos crimes Virgulino Ferreira da Silva nasceu em Pernambuco em um municipio chamado Serra-Talhada ele.Lampiao e seus capamgas e Maria Bonita a namorada de Lampiao saiam andandam pelo Sertao fazendo crimes ate que um dia um Capitao da policia Militar planejou uma emboscada para O governo e os Militares Lampiao era uma ameaça e em 28 de julho de 1938 Lampião foi morto.Vitima dessa emboscada. Morreram ele,Maria Bonita e mais alguns capangasoutros fugiram e por isso acabou O cangaço
Guilherme seu anormal vc tem problesmas mentais ?pois eu ~ja falei nessa merda q ñ peguei trabalho nenhum da interenet crie vargonha na cara e va procurara oq fazer pq eu passei a tarae digitando isso pra tu dizer q eu peguei da internet a pelo amor de Deus vio e da utima ve o site q vc deu a marcia era ate o errdo e essa biografia eu digitei pra sua informação
deixe d ser criança e pare de dedurara as meninnas pos se foc com vc ñ gostaria deve ser por isso q tu é excluido da sociedade por as meninas pq tu é um verdaddeiro X_9
vai procura o q fazer e deixe de criar coisas na sua cabeça pois eu ñ peguei esse texto ñ eudigitei ta legal como se eu foc uma retardade e ñ soudec nada de lampião Gui Gui amor ate o povo sl conheçe a historia de lampião vioo
23 comentários:
Lampião o rei do cangaço
Há aproximadamente 70 anos morria o rei do cangaço um homem que marcou época no sertão nordestino e foi assunto de muitos livros e dissertações.
Um homem que ate hoje é alvo de discussões terá sido ele um justiceiro romântico ou um criminoso cruel que matava e torturava?
Virgulino Ferreira da Silva começou sua trajetória no cangaço no bando de Sebastião Pereira e silva, o Sinhô Pereira em 1922, Lampião assumiu o comando do bando de Sebastião Pereira e se tornaria o líder Maximo de cangaço.
Ele era muito inteligente e usou de muitas artimanhas para não ser pego pela policia como:
.Andar em pequenos bandos.
.Sempre em fila indiana.
.Sempre perto de fronteiras interestaduais, porque se a policia fossem perseguir eles era só fugir para o outro estado onde os policiais não teriam autoridade.
E ainda tinha os chamados "coiteiros" que eram pessoas que ajudavam Lampião e seu bando a se esconder.
Em 1929 entra a 1° mulher no cangaço ela era Maria Déa ou Maria Bonita, seus filhos que teve com Lampião foram entregues para serem criados por coiteiros.
O cangaço era uma forma de combate social, foi o modo que Lampião achou para protestar sobre as coisas que ele julgava erradas.E para a população ele se tornou um herói das catingas pois ele era a favor das classes menos favorecidas,e tirava de certa forma dos ricos para dar aos pobres.E ate hoje é uma figura muito importante em nossa cultura.
Anderson Henrique Vieira.
9°ano do ensino fundamental.
Escola:Progressiva.
Feito Ogrinalmente por Anderson apenas movi para a área certa.
uahsNo começo do século XX surgiu no nordeste brasileiro um grupo de bandidos que viviam numa vida nômade, aterrorizando por onde passavam. Eram os cangaceiros.O cangaço pode ser caracterizado por violentas atitudes. Os cangaceiros andavam sempre em bandos, armados, espalhando medo por onde passavam. Atacavam fazendas e seqüestravam fazendeiros para obter resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época. Quando eles chegava em um lugar pediam ajudam aos seus moradores. Os que recusavam a ajudar eles, eram violentados.Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga e conhecimento para fugirem para esconderijos. E como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos pela polícia.
Existiu muitos bandos de cangaceiros, porém, o mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Seu bando atacou durante as décadas de 1920 e 1930. E ele morreu no dia 29 de julho de 1938 numa armada emboscada por uma volante. Morreu também nesse mesmo dia Maria Bonita, sua esposa e outros cangaceiros. Eles tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, porque o governo queria desestimular e assustar a prática do cangaço na região.
Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se acabando até terminarem de vez ,no final da década de 1930.
Camilla Matias, 8ª série
Nos últimos 70 anos a imagem de Lampião tem sofrido tranformações maiores que suas proezas.Antes de ser vítima do covarde massacre de Angicos,em 1938,na língua da imprensa ele oscilou entre o terror do Nordestee o Rei do Cangaço.O que não queria dizer,já então,mesmo quando era o "rei",uma imagem positiva,porque sua imagem era o cangaço,a vida marginal dos cangaceiros,dos bandidos do sertão nordestino.Depois,em anos de ascensão da democracia no Brasil,a sua imagem viajou do ponto de injustiçado,do rebelde sem partido,de uma aliado,portanto,até o ponto do marginal que serviu ao poder de atraso dos "coronéis",os senhores feudais do Nordeste.Em 1978,com a cara de couro curtido de marcho,serviu de contraponto e ironia para um jornal dirigido ao público homossexual,O Lampião da Esquina. Nos últimos tempos, em lugar do homem bárbaro e brutal, ganhou refinamento e sensibilidade em novas interpretações.
Aluna:Vitória Barros Rodovalho
8° série
CANGAÇO
Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.
Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência.
Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestinO para fugirem ou obterem esconderijos.
Cangaço
Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) nasceu em 7 de julho de 1897 na fazenda dos seus pais em Vila Bela, hoje município de Serra Talhada e morreu junto com seu bando dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe.
o rei do cangaço, Lampião e sua caminhada pelo nordeste brasileiro tem tudo que você imaginar: aventura, romance, violência, amor e ódio. O Cangaço foi uma das melhores historias do mundo.
Mais Lampião foi um homem sem sentimentos que tinha a violência no coração ou era um homem honesto? Os dois, Lampião foi para o Cangaço após o assassinato de seu pai, mas e o que um cangaceiro? nome dado aos “fora-da-lei” que viviam organizadamente, no final do século passado e início deste, na região do nordeste brasileiro.
Os cangaceiros eram muito organizado por isso muito dificilmente eram presos, pois andavam em: Pequenos Bandos, Sempre em fila, e a mais engenhosa idéia andar sempre perto das fronteiras entre estados, era tanto que a casa de Lampião era metade na Paraíba e a outra em Pernambuco. Os cangaceiros lutavam por seus idéias para fazer justiça com suas mãos. Percorreram sete estados do nordeste durante os anos de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão. Suas histórias são algumas verdadeiras outras mentirosas.
No início dos anos 30, mais de 4 000 soldados estavam em seu encalço, em muitos estados.
Seu grupo contava então com 50 elementos entre homens e mulheres (entre elas Maria Bonita, mulher de Lampião). Tornou-se amigo de coronéis e grandes fazendeiros que forneciam abrigo.
Lampião é odiado e adorado com igual força, sua imagem viva está na imaginação popular mesmo após 70 anos de sua morte, como exemplo Lampião é tão importante que já fizeram filmes sobre ele, livros entre outros.
Eita mania que vcs tem de dividir as coisa em tópicos façam texto que unifiquem as idéias, que haja uma lógica, sejam ousados errem na tentativa de aprender, façam o novo, o imprevisivel. Amo vcs
O Nordeste do Brasil viveu momentos difíceis, atemorizado por grupo de homens que espalhava o terror por onde passava. Eram os cangaceiros, bandidos que abraçaram a vida nômade e irregular de malfeitores por motivos diversos. Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes do cangaço.
Os cangaceiros - bandos de ladrões, assassinos, bem armados, conhecedores da região - saqueavam fazendas, povoados e cidades, impunemente, ou, pior, impondo sua própria lei à região em que atuavam.
Para isso, contavam com o isolamento do sertão, com o tradicional descaso e a incompetência das autoridades constituídas, bem como com a conivência ou proteção de vários chefes políticos locais, os grandes proprietários rurais, conhecidos como "coronéis".
~> O cangaço e Lampião
Grupos de nordestinos armados praticavam crimes na região para protestar sobre coisas injustas, cada grupo com determinado propósito. Esse fenômeno conhecido como o cangaço ocorreu no final do século XIX e ele ganhou apoio de muitas pessoas pelas cidades que andavam, já que não dada essa ajuda mortes ocorriam.
Tinham uma vida nômade, conheciam o sertão o que ajudava nas fugas.
O cangaceiro mais famoso durante a historia do cangaço foi o Lampião, terceiro filho dos oito irmãos é julgado ainda hoje por muitos: uns dizem que ele era um justiceiro e outros dizem que eles são criminosos que podem ser comparados com os traficantes de drogas.
Virgulino Ferreira da Silva com seu olho vazado que sempre era disfarçado com um óculos apaixonou-se pela famosa Maria Bonita filha de um coitero (quem ajudava os cangaceiros a se esconder), depois de sua entrada no cangaço mulheres passaram a ser aceitas na equipe.
Lampião morreu numa emboscada no dia 29 de julho de 1938 no mesmo dia mª bonita também morreu. Suas cabeças foram decepadas. E depois de sua ,morte muitos cangaceiros se entregaram com medo de ter o mesmo fim.
dhara Alves (8º)
O cangaço foi um movimento ocorrido no Nordeste onde jagunços se uniam desbravando os sertões, que eles tinham os segredos de como enfrentar a caatinga, matando em nome da honra e vingança, roubando para sobreviver ou atuando criminosamente a mando de coronéis e chefes políticos daquela época.
Ninguém sabia ao certo se os cangaceiros eram bandidos ou justiceiros, mas sabiam que deviam respeitá-los.
Haviam muitos bandos de cangaceiros e também muitas brigas com a polícia e as autoridades das áreas que eles habitavam.
O bando mais famoso com certeza foi o de Lampião, que dominava grande parte do sertão nordestino, mas o Presidente da República naquela época decidiu acabar com todos os conflitos internos no país e o bando de Lampião foi morto e o cangaço entrou em decadência até ser extinto.
Aqui vai o link de um vídeo bom sobre um filme antigo do cangaço:
http://www.youtube.com/watch?v=A8RWSw25KKk
se tu quiser Guilherme coloca o embed do vídeo pra ficar aki no blog.
Aki ta o link pra umas fotos do grupo de Lampião e da imagem que marcou o fim do seu bando:
http://img201.imageshack.us/my.php?image=semttulox.png
http://img11.imageshack.us/my.php?image=080906clampiaorg1.jpg
Pedro para eu postar essa coisas no blog eu precisaria fazer um novo topico e isso não é necessario já que o trabalho é so o texto.
Joao Victor
Cangaço:
O Cangaço é uma historia muito conhecida que foi um fato ocorrido no nordeste do Brasil,o cangaço era um grupo de homens que nao tinham um lugar para morar fixo,eles viviam andando e se hospedando em varios locais,pois eram os homens mais procurados por todo o nordeste,porque eles faziam assaltos,sequestros e matavam os grandes fazendeiros,com isso se tornaram muito procurado pela regiao nordeste,era muito dificil de achar os cangaceiros pois eles conheciam a regiao nordeste muito bem,quando praticavam algum crime eles ja sabiam para onde iriam,e onde nunca o encontrariam.
Os cangaceiros eles era bandidos e alem disso ainda faziam trabalhos que eram encomendados por outras pessoa,como matar alguem,resolver uma divida e tambem expulsar pessoas de suas moradias,existiram varios cangaceiros,mais o mais importante foi o Virgulino Ferreira da Silva,que ficou mais conhecido como Lampiao.
O cangaço nao teve um fim muito bom,pois o presidente da Republica Getulio Vargas,teve a decisao de que os cangaceiros que nao se entregasse seriam mortos,entao em 1983 Lampiao e sua mulher Maria Bonita,foram vitimas de uma emboscada onde os dois foram mortos.
Todo esse episodio da historia de Lampião o cangaceiro mais conhecido de todos os tempo aconteceu no começo do século XX.
Feito por João Victor Muniz Silvestre de Lima. ( n°12)
Escola Progressiva 8° serie.
Sobre Lampião
Virgulino Ferreira da Silva,foi o terceiro filho de Maria Lopes e José Ferreira da Silva,ele nasceu em 1898,ele nasceu no sitio Passagem de Pedras,perto do rio São Domingos,onde e localizado no município de Serra Talhada-PE,ele e seus irmãos brincavam de nadar no rio,e de coboque (baladeira para atirar barro),ele não era alfabetizado pois so freqüentou a escola por 3 meses,ele so aprendeu a ler e a escrever.
Feito por João Victor Muniz Silvestre de Lima (n°12)
Escola Progressiva 8° serie
isabela aguiar
CANGAÇO
No início do século XX, nasceu o cangaço, tendo como líder Lampiã(Virgulino Ferreira da Silva).
A mais conhecida característica do cangaço, eram suas ações violentas.
Os cangaceiros, viviam trocando de cidade, portanto eram nômades.
só andavam em bandos e também armados, por todas as cidades que passavam faziam saques e eram temidos por todos. Eles enfrentavam até as forças policiais, e por isso entravam frequentemente em atritos.
Lampião foi morto em uma emboscada junto com Maria Bonita, sua mulher e alguns outros cangaceiros que lhe seguiam, em julho de 1938, suas cabeças foram decepadas e expostas em público como exemplo para os outros grupos de cangaçeiros. O cangaço começou a ser extinto no governo de Varagas.
Virgulino Ferreira da Silva era Lampião,que nasceu em 7 de julho de 1897 na fazenda de seus pais. Era o terceiro filho de uma família com oito filhos. Em 1915 ele acusou o empregado de um visinho de roubar seus bodes. Daí começou uma rivalidade entre as duas famílias. Depois de quatro anos Lampião e mais dois irmãos se tornaram bandidos.Eles assaltavam,matavam gado,botava fogo nas fazendas e etc.. Eles começaram a ser procurados pela polícia e fugiram da fazenda,mas nisso,mataram seus pais e e Lampião jurou se vingar. Depois ele passou a atacar fazendas e cidades em cinco estados do Brasil,montado a cavalo ou a pé,por 20 anos.Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita,ela tinha 19 anos.Ela quis ir embora com ele,estando casada. Quando acenou para seu marido,ele atirou e ela perdeu seu olho direito.Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Uma tropa de 48 policiais capturaram o resto do seu povo e cortaram suas cabeças e Maria Bonita foi degolada viva. O cangaço terminou em 1940.
CANGAÇO...
O cangaço se originou-se no Nordeste brasileiro o seu principal alvo era Lampião temido por todos os coronéis e pessoas que conhecia.
Lampião era o cangaceiro mais temido, ou seja mais procurado no Nordeste, pois depois de sua morte a incrivel história sobre o cangaço acabou devido ao presidente daquela época que disse pro coronéis matar todos os cangaceiros que existiam no Nordeste então Lampião foi encontrado em Alagoas juntos com sua mulhere Mª Bonita e mais 9 cangaceiros. Lampião marcou época nos século XX no Nordeste, pois depois de sua morte aos aproximadamente aos 70 anos virou assunto de Livros e filmes e ate hoje o seu nome é falado pelo Nordeste como uma lenda que sempre será lembrada nas cabeças dos nordestinos.
Aluno(a) :Carlos Antônio Neves Parente Filho.
Série: 8ª.
Em 7de julho de 1897 na pequena fazenda dos seus pais em Vila Bela, atual município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco Nascia Virgulino Ferreira da Silva. Era o terceiro filho de uma família de oito irmãos.
Lampião desde criança demonstrou-se excelente vaqueiro. Cuidava do gado bovino, trabalhava com artesanato de couro e conduzia tropas de burros para comercializar na região da caatinga, lugar muito quente, com poucas chuvas e vegetação rala e espinhosa, no alto sertão de Pernambuco (chama-se Sertão as regiões interiores e distantes do litoral, onde reinava a lei dos mais fortes, os ricos proprietários de terras, que detinham o poder econômico, político e policial).
Em 1915, acusou um empregado do vizinho José Saturnino de roubar bodes de sua propriedade. Começou, então, uma rivalidade entre as duas famílias. Quatro anos depois, Virgulino e dois irmãos se tornaram bandidos. Matavam o gado do vizinho e assaltavam. Os irmãos Ferreira passaram a ser perseguidos pela polícia e fugiram da fazenda. A mãe de Virgulino morreu durante a fuga e, em seguida, num tiroteio, os policiais mataram seu pai. O jovem Virgulino jurou vingança.
Lampião formou o seu bando a princípio com dois irmãos, primos e amigos, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas e pequenas cidades em cinco estados do Brasil, quase sempre a pé e às vezes montados a cavalo durante 20 anos, de 1918 a 1938.
Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Outros garantem que ele iluminou um ambiente com tiros para que um companheiro achasse um cigarro perdido no escuro.
Comparado a Robin Hood, Lampião roubava comerciantes e fazendeiros, sempre distribuindo parte do dinheiro com os mais pobres. No entanto, seus atos de crueldade lhe valeram a alcunha de "Rei do Cangaço". Para matar os inimigos, enfiava longos punhais entre a clavícula e o pescoço. Seu bando seqüestrava crianças, botava fogo nas fazendas, exterminava rebanhos de gado, estuprava coletivamente, torturava, marcava o rosto de mulheres com ferro quente. Antes de fuzilar um de seus próprios homens, obrigou-o a comer um quilo de sal. Assassinou um prisioneiro na frente da mulher, que implorava perdão. Lampião arrancou olhos, cortou orelhas e línguas, sem a menor piedade. Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes.
Grande estrategista militar, Lampião sempre saía vencedor nas lutas com a polícia, pois atacava sempre de surpresa e fugia para esconderijos no meio da caatinga, onde acampavam por vários dias até o próximo ataque. Apesar de perseguido, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou ao cangaceiro em 1926, lhe forneceu fardas e fuzis automáticos.
Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, a linda mulher de um sapateiro chamado José Neném. Ela tinha 19 anos e se disse apaixonada pelo cangaceiro há muito tempo. Pediu para acompanhá-lo. Lampião concordou. Ela enrolou seu colchão e acenou um adeus para o incrédulo marido. Levou sete tiros e perdeu o direito
Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Os trinta homens e cinco mulheres estavam começando a se levantar, quando foi vítima de uma emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra. O combate durou somente 10 minutos. Os policiais tinham a vantagem de quatro metralhadoras Hotkiss. Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram mortos e tiveram suas cabeças cortadas. Maria foi degolada viva. Os outros conseguiram escapar.
O cangaço terminou em 1940, com a morte de Corisco, o "Diabo Loiro", o último sobrevivente do grupo comandando por Lampião.
Aluna :Mariana Veras
CANGAÇO...
O cangaço foi uma época de dificuldade no Nordeste brasileiro, o cangaço marcou época no século XX com o seu Rei da mão direita que era Lampião o cangaceiromais procurado no Nordeste depois da obrigação do Presidente da Rwepublica mandcar matar os cangaceiros em meados do Século XX Lampião foi encontrado em Alagoas com sua mulher e seus 9 cangaceiros.
Depois de refira a folta O sertão Nordestino foi conhecido e omenagiado por Lampião morto aos 70 anos de Idade e famoso no Brasil todo com suas brigas e trapaças mais isso foi o basico do que eu lembro dele mas depois de sua enorme fama morreu o enfeliz graças a Deus pois foi menod um idiota na face da terra adeus Lampião!!!
Aluno(a): Carlos Antônio Neves Parente Filho.
Série:8ª.
Lampião (Virgulino Ferreira).Foi o cangaceiro mais conhecido na historia do cangaço do nordeste.Pra muitos apenas um justiceiro.
Ele teve o comando do seu bando devido a disciplina que colocava nos seus homens.
O motivo que levou eles a formar esse bando foi brigas entre famílias poderosas.
Lampião fazia dos sertões nordestinos lugares temidos;
Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes da hiistória do cangaço no nordeste.
André de Lima
O cangaçeiro pernambucano.O mais famoso e mitico da história do país.VIRGULINO FERREIRA DA SILVA nasceu em 07/07/1897 em Vila Bela, atual SERRA TALHADA.Em 1916 foge com os irmãos para o sertão e adere a um grupo de cangaceiros, depois que sua familia foi perseguida por um coronel da região resultando na morte de seus pais.Seu bando obtém fama pela crueldade e violencia de seu assalto o bando cercavam e invadiam fazendas, vilarejos e cidades, pratica saques, estupros, incêndios e execuções sumárias. Virgulino ganha o apeldo de Lampião por se gabar dos clarões tal qual um lampião, provacados por sua espingarda quando atacado pela pólícia. Lampião tambem era conhecido como o rei do cangaço atuava principalmente no sertão de Sergipe e da Bahia, mas também fazia assaltos de Alagoas ao Ceará. em 1929 conhece Maria Bonita, que se integra ao seu grupo e lhe dá uma filha com o nome de Maria Espedita em julho de 1938, seu bando é atacado por políciais militares na fazenda Anjico, no sertão de Sergipe, onde morreram 11 cangaceiros entre eles Lampião e Maria Bonita. Suas cabeças foram cortadas, por quase 30 anos, expostas no Museu da Faculdade de Medicina da Bahia até serem definitivamente sepultadas em fevereiro de 1969.
O cangaço inicio no começo do seculo XX e no final do seculo XIX.O cangaço foi um grupo de povos de pessoas armadas que passavam pelos os lugares fazendo crimes,e se escondendendo da policia .Existia muitos grupos de cangaceiros mais o principal deles era o dirigido por Lampiao. Esse foi um grande cangaceiro que entrou para a historia.Ele cometeu muitos crimes Virgulino Ferreira da Silva nasceu em Pernambuco em um municipio chamado Serra-Talhada ele.Lampiao e seus capamgas e Maria Bonita a namorada de Lampiao saiam andandam pelo Sertao fazendo crimes ate que um dia um Capitao da policia Militar planejou uma emboscada para O governo e os Militares Lampiao era uma ameaça e em 28 de julho de 1938 Lampião foi morto.Vitima dessa emboscada. Morreram ele,Maria Bonita e mais alguns capangasoutros fugiram e por isso acabou O cangaço
Marcia mando eu postar os links dos trabalhos de quem pego os trabalhos na net.
Diogenes: http://mundoestranho.abril.uol.com.br/historia/pergunta_287701.shtml
Myrelly 1º Paragrafo: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080511093027AAAdZ5c
Myrelly 2 e 3º Paragrafo: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u59.jhtm
Mariana: http://fr.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080515170258AAVLZn4
Lara: http://fr.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080515170258AAVLZn4
Guilherme seu anormal vc tem problesmas mentais ?pois eu ~ja falei nessa merda q ñ peguei trabalho nenhum da interenet crie vargonha na cara e va procurara oq fazer pq eu passei a tarae digitando isso pra tu dizer q eu peguei da internet a pelo amor de Deus vio e da utima ve o site q vc deu a marcia era ate o errdo e essa biografia eu digitei pra sua informação
deixe d ser criança e pare de dedurara as meninnas pos se foc com vc ñ gostaria deve ser por isso q tu é excluido da sociedade por as meninas pq tu é um verdaddeiro X_9
vai procura o q fazer e deixe de criar coisas na sua cabeça pois eu ñ peguei esse texto ñ eudigitei ta legal como se eu foc uma retardade e ñ soudec nada de lampião Gui Gui amor ate o povo sl conheçe a historia de lampião vioo
Beijos
Mariana Veras
ei Gui lheme va aprender a escrever o nome de MIRELLY Primeiro pra falar dela viooo
Postar um comentário